Goiânia

NA ERA DA IA – Educação de Goiás ganha prêmio mundial de inovação do Google com o NetEscola+ nos EUA

Premiação faz parte do seminário Liderança na Era da IA, promovido pelo Google for Education: projeto da Seduc foi reconhecido por sua inovação, escalabilidade e impacto positivo na educação, segundo a secretária Fátima Gavioli

O Governo de Goiás recebeu o prêmio Hackathon do AI & Edu Summit – MIT, prêmio mundial de inovação do Google, com o case NetEscola+.

A grande final e premiação ocorreram na última quarta/1°, durante o evento Education Leader Series, realizado na Califórnia.

A premiação faz parte do seminário Liderança na Era da IA, promovido pelo Google for Education.

A iniciativa tem como objetivo capacitar líderes educacionais com exemplos reais de como a Inteligência Artificial e a plataforma Gemini podem transformar as salas de aula em todos os níveis, oferecendo inspiração e demonstrando novas possibilidades.

NETESCOLA+ – A equipe da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) fez uma apresentação sobre o uso da inteligência artificial em prol da aprendizagem dos estudantes.

O projeto NetEscola+ foi reconhecido por sua inovação, escalabilidade e impacto positivo na educação.

O aplicativo analisa os resultados dos estudantes, cria um plano de estudos personalizado com base na Matriz de Habilidades e no Documento Curricular de Goiás e ainda se integra ao YouTube para utilização de vídeos já disponíveis do programa GoiásTec.

Além disso, gera quizzes a partir do material produzido para o Revisa Goiás, estimulando a participação e o engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais atrativa e interativa.

DEMONSTRAÇÃO – Em vídeo apresentado aos jurados do prêmio, foram destacadas as amplas possibilidades da ferramenta.

Para a demonstração, foi escolhida uma unidade escolar participante do programa GoiásTec, de Anápolis, que mostrou as funcionalidades a um grupo de estudantes.

A professora Daniela de Souza, coordenadora pedagógica do programa GoiásTec, ressaltou que a ferramenta potencializa a aprendizagem.

“O NetEscola+ traz para os nossos estudantes o reforço escolar. Estou muito feliz em conhecer as funcionalidades e apresentar aos nossos alunos”, destacou.

Já a estudante Nicole Rodrigues, da Escola Estadual de Educação no Campo João Gomes, no distrito de Lagolândia, em Anápolis, afirmou que a plataforma é um grande apoio.

“É bastante prática para os estudantes e vai ajudar muito no reforço escolar”, declarou.

INVESTIMENTO – A secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, comemorou o resultado e destacou que o reconhecimento é fruto de amplo investimento em tecnologia e equidade.

O superintendente de Tecnologia da Informação da Seduc Goiás, Bruno Marques, apresentou a funcionalidade a uma plateia com representantes de mais de dez países.

Ele ressaltou que a ferramenta propõe avanços significativos na personalização do ensino e na comunicação entre os diversos atores da comunidade escolar.

“É um importante reconhecimento que posiciona o estado na vanguarda da educação global. A premiação valida a estratégia de Goiás em utilizar a tecnologia, como a inteligência artificial, para promover a inovação com propósito no ensino”, afirmou Bruno Marques. [Informações da Assessoria de Imprensa da Seduc, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo