Niquelândia

Sob novo comando após 26 anos, Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém é iniciada em Niquelândia

277ª edição do festejo religioso mais antigo de Goiás teve início no começo da noite desta terça-feira/5 com missa celebrada na região central da cidade pelo bispo de Uruaçu: padre Cornélio José dos Santos, atual reitor do Santuário, faz sua “estréia” no comando do evento, que vai até o dia 15  

Na presença de religiosos de várias paróquias de cidades do Norte do Estado, o bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, celebrou a Missa Solene de Abertura da 277ª Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém no final da tarde desta terça-feira/5, em Niquelândia. A missa foi concelebrada pelo padre Cornélio José dos Santos, reitor do Santuário do Muquém, que assumiu o comando do festejo religioso no final do ano passado.

Neste ano, o tema escolhido para a Romaria do Muquém foi “Com Maria, mãe da Abadia, renovamos nossa fé e Esperança” Como ocorre anualmente, o estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia ficou completamente lotado de fiéis e de personalidades políticas, faltando um ano para as eleições gerais de 2026.

A psicóloga Evely Godoi e seu esposo deram um testemunho emocionado pela intercessão de Nossa Senhora da Abadia em favor do restabelecimento da saúde do primeiro filho do casal, ainda recém-nascido [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

O prefeito Eduardo Moreira (Novo) esteve acompanhado do senador Vanderlan Cardoso (PSD), atual presidente estadual da legenda; do deputado federal José Nelto (UB) e do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB).

No final da celebração, o chefe do Executivo, ladeado pela primeira-dama Claudia Moreira, subiram ao altar para o primeiro pronunciamento do empresário do ramo de telecomunicações e internet como prefeito do município na abertura da Romaria do Muquém.

Dom Giovani, bispo da Diocese de Uruaçu, celebrou a missa solene de abertura da Romaria do Muquém em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
O casal, de tradicional família católica, sempre foi assíduo enquanto romeiros da santa, ao longo dos anos – muito antes de pensarem em disputar as eleições municipais, ao ponto de Claudia Moreira ter sido consagrada ministra de Eucaristia da Paróquia Nossa Senhora da Abadia,  no ano retrasado.

Na oportunidade, ele lembrou que exatamente no dia 5 de agosto do ano passado – data da saída da santa, assim como hoje – realizou a convenção partidária do Novo que o referendou como candidato ao cargo de prefeito.

Multidão acompanhou a missa solene de abertura da Romaria do Muquém 2025 no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia: autoridades políticas também se fizeram presentes à celebração eucarística [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
Á época, disse Eduardo, ele foi duramente criticado pelos seus adversários políticos que apostavam que o evento político seria um fiasco, justamente por concorrer com o início da Romaria do Muquém.

E o resultado, como todos sabem, foi duplamente surpreendente: a convenção partidária acabou sendo um sucesso e o empresário, tido como um “aventureiro” na política local, sagrou-se vencedor das eleições municipais de 2024 em Niquelândia.

NIQUELÂNDIA NAS MÃOS DE NOSSA SENHORA – Convidados por padre Cornélio à uma breve manifestação no altar, a primeira-dama Claudia Moreira e o prefeito Eduardo Moreira entregaram a chave simbólica de Niquelândia para Nossa Senhora da Abadia, durante os 10 dias do evento religioso da Igreja Católica na cidade [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

“Hoje é um dia muito especial para mim. Fui o único candidato à prefeito que, ano passado, entregou nas mãos de Deus e de Nossa Senhora da Abadia a chave de Niquelândia. Naquele dia 5, estivemos defronte ao altar da santa e na Capela do Santíssimo, aqui na paróquia, pedindo a chave de Niquelândia para que nós pudéssemos cuidar da nossa cidade. E hoje estou ,como prefeito de Niquelândia, graças à Nossa Senhora da Abadia do Muquém, graças ao meu Deus, e ao povo niquelandense.  Por isso, manifesto aqui minha gratidão por todos que acreditaram para que esse momento chegasse. E hoje, de forma simbólica, assim como Deus me concedeu a chave da cidade, quero passar essa chave agora, do dia 5 ao dia 15, para a nossa Mãe Santíssima Nossa Senhora da Abadia do Muquém”, afirmou o prefeito Eduardo em seu pronunciamento.

Em ato contínuo, o bispo da Diocese de Uruaçu, dom Giovani Barroca, recebeu a chave simbólica da cidade entregue pelo prefeito de Niquelândia à Nossa Senhora da Abadia do Muquém [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

SAIBA MAIS SOBRE A FESTA RELIGIOSA – A Romaria do Muquém é a segunda maior romaria de todo o Estado de Goiás, superada apenas pela devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade. Porém, quando o assunto é Romaria Mariana, a festa religiosa de Niquelândia é considerada a maior de toda a Região Centro-Oeste.

Tradicionalmente, um andor ornamentado com flores ao redor da imagem da santa é carregado todos os anos no ombro dos fiéis mais devotados por 45 quilômetros, até o Muquém.

Eduardo Moreira, prefeito de Niquelândia, durante rápida entrevista ao Excelência Notícias, antes do início da missa na Paróquia Nossa Senhora da Abadia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

 

Para este ano, adotou-se uma versão remodelada e mais moderna do nicho portátil (capelinha móvel, com estrutura fechada em vidro/madeira) onde a imagem peregrina de Nossa Senhora da Abadia é acomodada em segurança para a longa procissão. A imagem original permanece intacta no altar do Santuário do Muquém, numa altura bastante considerável, protegida por um vidro blindado.

A longa jornada a pé teve início por volta das 18h10. Depois de uma breve parada na terceira etapa do Jardim Atlântico – em frente ao Centro Municipal de Serviços José Balbino – os fiéis iniciam efetivamente o trajeto pela Rodovia da Fé/GO-237, através do  “Caminho dos Romeiros”, que margeia a pista.

CORALISTAS FAZEM ESTRÉIA – Recém-formado, o afinadíssimo Coral Nossa Senhora da Abadia entoou o hino em homenagem à santa do Muquém no final da missa em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

PADRE CORNÉLIO FAZ SUA ESTRÉIA NA ROMARIA – A novidade deste ano na celebração para marcar a recepção da imagem peregrina – logo mais, às 6h da manhã – será a missa solene que será conduzida pela primeira vez pelo padre Cornélio.

O ex-paróco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Minaçu, se tornou reitor do Santuário do Muquém no final do ano passado: ele substituiu o padre Aldemir Franzin, que esteve à frente da romaria por longínquos 26 anos. Atualmente, o religioso veterano comanda a Paróquia São Luiz Gonzaga, em São Luiz do Norte.

CORPO E SANGUE DE CRISTO – Ladeado por padre Cornélio, o bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani Caldas, conduz o rito sagrado que antecede a entrega da comunhão aos fiéis católicos em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
“Sem o apoio do senhor, prefeito, da primeira-dama Claudia; do vice-prefeito Gervam e de sua esposa Cláudia, seria impossível para nós entregar, como estamos entregando, um espaço (do Santuário do Muquém) organizado, embora com as limitações e deficiências que temos encontrado pelo caminho. O Santuário do Muquém acolhe todos os romeiros das cidades da nossa Diocese de Uruaçu, do nosso Estado de Goiás; e de todo o Brasil. Portanto, sintam-se acolhidos na Casa da Mãe Abadia do Muquém”, disse o reitor do santuário, durante a celebração.

Segundo padre Cornélio, estão previstas seis missas diárias: a primeira missa, das 7h, será transmitida ao vivo pela TV Brasil Central, durante todos os dias da romaria. Depois, haverá celebrações às 9h, 11h, 15h, 17h e 19h30, para maior conforto dos fiéis, em função da ampliação da disponibilidade de horários.

Padre Cornélio, atual reitor do Santuário do Muquém, durante a missa de abertura da Romaria do Muquém: religioso assumiu comando da segunda maior festa religiosa do Estado de Goiás no final do ano passado [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

O espaço comporta 22 mil pessoas sentadas num espaço de 7.200 metros quadrados. A partir de hoje – até a sexta-feira da próxima semana, dia 15 – a Igreja Católica estima que 500 mil pessoas passem pelo Muquém.

PREFEITURA E OVG APOIAM ROMEIROS – Tanto a Prefeitura de Niquelândia, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (por meio da primeira-dama Claudia Moreira) como a Organização das Voluntárias de Goiás/OVG (na pessoa da primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado) montaram pontos de apoio com distribuição de lanches e assistência médica no trajeto.

Claudia Moreira, Eduardo Moreira, José Nelto, Vanderlan Cardoso e Lineu Olímpio, durante a missa solene de abertura da Romaria do Muquém em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]
A estrutura do Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) do Muquém da OVG/Governo de Goiás começou a funcionar no domingo/3 e prestará atendimentos até às 12 horas do feriado municipal da sexta-feira/15.

Já a tenda montada pela equipe da Assistência Social da prefeitura funciona apenas nesta noite, devendo encerrar o trabalho no começo da madrugada, com trabalho dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e apoio de todas as secretarias da atual administração.

Dom Giovani Caldas Barroca assumiu o comando da Diocese de Uruaçu em 2020, durante a pandemia: esta é a quinta participação do líder da Igreja Católica no Norte do Estado na Romaria do Muquém, em Niquelândia [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

A MISSA SOLENE DO FERIADO MUNICIPAL DO DIA 15 – No próximo dia 15, espera-se a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e do vice-governador Daniel Vilela (MDB), bem como de deputados federais, estaduais e prefeitos de várias cidades do Norte do Estado, na celebração das 9 horas [que ficou conhecida como “Missa dos Políticos”] a ser conduzida pelo bispo de Uruaçu.

Nesse dia, o publico poderá superar tranquilamente os 40 mil fiéis, segundo a organização do evento, o que poderá causar congestionamentos na rodovia que dá acesso à igreja.

Nos 10 dias de romaria, famílias de Niquelândia e de outras localidades praticamente “mudam-se” para o Muquém, levando consigo eletrodomésticos pesados (como fogão e geladeira) em carretinhas e reboques, permanecendo o tempo todo acampados nas áreas ao redor do Santuário.

O recinto, que é propriedade da Diocese de Uruaçu, precisa ser totalmente desocupado até o final da manhã da quarta-feira/16, quando padre Cornélio celebrará a Missa de Despedida dos Romeiros de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.

NOVA ESTRUTURA PARA A PROCISSÃO – Nicho portátil onde a imagem peregrina de Nossa Senhora da Abadia é acondicionada para a procissão foi totalmente repaginado num tom de madeira clara, com entalhes, substituindo o invólucro protetor que foi usado durante muitos anos [Foto: Patrícia Bastos – Especial para o Excelência Notícias]

SEGURANÇA REFORÇADA – Como é praxe, todas as forças de Segurança Pública do Governo de Goiás como a Polícia Militar/PM, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar Rodoviária terão equipes reforçadas em apoio à Romaria do Muquém, em função do alto fluxo de veículos na Rodovia da Fé durante o festejo.

Por seu turno, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também terá ações de fiscalização na rodovia BR-414, principal acesso à Niquelândia para moradores de Goiânia, Anápolis, Barro Alto, Goianésia, Corumbá de Goiás, Cocalzinho de Goiás por ocasião da romaria.

Veja também

Botão Voltar ao topo