Goiânia

Deputados estaduais devem ‘esvaziar’ Assembleia Legislativa na disputa por prefeituras do interior este ano

Alguns parlamentares eleitos ou reeleitos em 2022 para compor o parlamento goiano a partir de janeiro de 2023 poderão declinar de seus mandatos no meio do caminho para disputar ou tentar retornar à chefia do Poder Executivo em seus redutos eleitorais

A data de 6 de outubro está reservada para a realização do primeiro turno das eleições para prefeito e vereador em 2024.

Nos municípios onde há possibilidade de segundo turno, a data reservada é do dia 27 de outubro, último domingo do mês.

Como ocorre todos os anos, desta vez também haverá deputados estaduais que serão candidatos a prefeito.

O deputado Renato de Castro (UB), impedido por seu partido (à época, o MDB) de concorrer à reeleição em 2020, agora tenta voltar à Prefeitura de Goianésia.

Dra Zeli (UB), que foi eleita deputada pelo PRTB, já foi cotada para ser candidata em Valparaíso de Goiás. Ela já foi vice-prefeita do município de 2017 até fevereiro 2023, quando assumiu o mandato de deputada.

Amauri Ribeiro (UB) já afirmou que foi sondado para concorrer à Prefeitura de Trindade, mas vai apoiar a reeleição do prefeito Marden Junior. Os três primeiros suplentes do UB são Rubens Marques, Álvaro Guimarães e Dr. Antônio.

Em Rio Verde, o deputado Karlos Cabral (PSB) confirma que é pré-candidato a prefeito. O primeiro suplente do PSB é o vereador Willian Panda.

Em Itumbiara, o deputado Gugu Nader (Agir) já disse várias vezes que deve ser candidato a prefeito.

Rosângela Rezende (Agir) pode ser candidata a prefeita de Mineiros, repetindo as trajetórias do seu pai, Agenor Rezende, e de sua mãe Laci.

Os suplentes do Agir são Fellipe Eduardo Faria Fonseca e Gilmar Alves.

Em Anápolis, o deputado Antônio Gomide (PT) é pré-candidato a prefeito, onde já exerceu mandato de 2009 a 2014.

O deputado Amilton Filho (MDB) pode ser candidato na cidade ou poderá ceder a vez para o suplente de deputado federal Márcio Correa (MDB).

Issy Quinan (MDB), que foi prefeito da cidade de Vianópolis de 2013 a 2020, pode entrar novamente na disputa.

Em Inhumas, Lucas Calil (MDB) pode ser candidato.

Os suplentes do MDB são, pela ordem, Thiago Albernaz, Francisco Oliveira e Henrique Arantes.

Já os dois primeiros suplentes do PT são Fabrício Rosa e a vereadora Kátia Maria.

Ex-prefeito de Santa Bárbara de Goiás e de Trindade, o deputado Dr. George Morais (PDT) é novamente pré-candidato à Prefeitura de Trindade (ele foi prefeito no município de 2001 a 2008).

O suplente pedetista na Alego é o vereador Marinho Câmara.

O deputado Gustavo Sebba (PSDB) é pré-candidato à Prefeitura de Catalão e deve ter como adversário o ex-prefeito Velomar Rios ou o deputado estadual Jamil Calife (PP).

A suplente de Gustavo é Eliane Pinheiro (PSDB) e o suplente de Jamil é o vereador Magrão, da Rádio Clube (PP).

GOIÂNIA – Um nome que tenta ser o candidato da base do Governo na capital é o presidente da Alego, o deputado Bruno Peixoto (UB), o que dependerá do aval do governador Ronaldo Caiado (UB).

DATASVence no dia 5 de abril, uma sexta-feira, o prazo para candidatos mudarem de partido político ou transferirem domicílio eleitoral mirando a eleição de 2024.

Após o período do alistamento, a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição.

Portanto, a partir de 9 de maio, o cadastro estará fechado.

Pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo a partir de 15 de maio de 2024.

No entanto, não poderão ainda fazer pedidos de voto.

Já as convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras e vereadores poderão ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto de 2024.

Conforme ocorre desde a eleição de 2016, a propaganda gratuita no rádio (e de TV, nos municípios onde houver) será exibida nos 35 dias anteriores à antevéspera do primeiro turno.

Dessa forma, a exibição deverá começar em 30 de agosto e se encerrará em 3 de outubro. [Informações da Agência Assembleia de Notícias/ASN, em Goiânia, com adaptações pontuais do Portal Excelência Notícias/Niquelândia]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo