Goiânia

Ronaldo Caiado e Vanderlan Cardoso recebem Comenda do Mérito Cooperativo do Sistema OCB/GO

Governador ressaltou a força econômica e social das cooperativas em Goiás e no Brasil ao ser homenageado como idealizador de programa estadual destinado ao setor  

“O cooperativismo é a única força capaz de atender todos os interesses da população. Hoje, o sistema cooperativista define regras, tem peso político de decisão e influencia diretamente a economia do País. Sua essência é a do espírito público, do colegiado. É de todos poderem trabalhar dentro de um sentimento de progredir na qualidade de vida da população”, disse o governador Ronaldo Caiado (UB), ao receber na noite da última quinta-feira/26 a Comenda do Mérito Cooperativo, pelo Sistema OCB/GO.

Além do governador, o senador Vanderlan Cardoso e o presidente do Sistema OCB nacional, Marcio Lopes de Freitas, também receberam a homenagem do cooperativismo goiano, a primeira concedida por iniciativa da representação da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) em Goiás, que neste mês completou 67 anos de fundação.

O governador tornou o cooperativismo uma política de Estado. Além disso, foi idealizador do Programa Coopera Goiás, importante ferramenta de apoio às cooperativas no Estado.

“O governador já era cooperativista há muitos anos. Mas quando iniciou sua gestão, ele abriu as portas do governo para o nosso setor e tem sido um grande parceiro”, agradeceu Luís Alberto Pereira, presidente da OCB/GO.

O trabalho em defesa de pautas cooperativistas também credenciou o senador Vanderlan Cardoso a receber a homenagem.

Ele atuou diretamente no Congresso para ampliar a participação das cooperativas no Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), além de destinar emendas parlamentares para aquisição de equipamentos às cooperativas, entre outras ações.

“Essa força cooperativista é vibrante e apaixonante. “Temos uma forte parceria com a OCB. Foi assim com o projeto do cooperativismo de crédito no Congresso Nacional, tem sido assim com tantos outros projetos. O cooperativismo sempre poderá contar comigo enquanto eu estiver no Senado, por meio de nossas ações, projetos de lei e relatorias, como tem sido”, ressaltou o senador, ao receber a homenagem.

Presidente do Sistema OCB nacional, Marcio Lopes, que também recebeu a Comenda do Mérito Cooperativo, enfatizou o trabalho dos dois parceiros de homenagem.

“Caiado nunca faltou com o cooperativismo. Desde quando era deputado, sempre foi leal à família cooperativista. Já o primeiro senador com que almocei foi o Vanderlan, que além de sempre defender e votar a favor do cooperativismo, também nos ajuda, influenciando os demais parlamentares. Os dois são totalmente merecedores”, disse.

A homenagem realizada pelo Sistema OCB/GO, no auditório da sede da entidade em Goiânia, foi prestigiada por várias lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo como os presidentes da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel; da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi; da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial), José Garrote; e o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Neto.

COOPERATIVISMO EM GOIÁS – O cooperativismo impacta a vida de 1,5 milhão de pessoas em Goiás, com cerca de 260 cooperativas registradas na OCB/GO, que possuem 465 mil cooperados e geram cerca de 16 mil empregos diretos.

Segundo levantamento feito em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), o setor ultrapassou, no ano passado, a casa dos R$ 30 bilhões em receitas, o que representa aproximadamente 11% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás. [Informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB/GO, em Goiânia]

Vanderlan, Caiado, Luís Alberto (OCB-GO) e Márcio Lopes (OCB-Nacional) por ocasião da solenidade na última semana em Goiânia [Foto: Divulgação/OCB-GO]

Veja também

Botão Voltar ao topo