Amaralina/Mara Rosa

Projeto ambiental da Hochschild Mining em Mara Rosa conquista Prêmio Goiás Sustentável 2023 da Semad

Trilha do Conhecimento ficou em primeiro lugar na categoria “Inovação, Ciências e Educação” da premiação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente pela adoção de boas práticas ambientais no processo de construção de sua planta na cidade do Norte do Estado

Projeto de educação ambiental e patrimonial inaugurado em 2022pela Hochschild Mining, a Trilha do Conhecimento, foi a vencedora do Prêmio Goiás Sustentável 2023, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad).

Criada para premiar, reconhecer e divulgar práticas sustentáveis e relevantes que melhorem a qualidade de vida da população goiana, a premiação reconheceu a boa iniciativa da empresa, que está em processo de construção de sua planta em Mara Rosa, no Norte do Estado.

O prêmio colocou a Trilha do Conhecimento em primeiro lugar na categoria “Inovação, Ciências e Educação” e foi entregue no último dia 5, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, destacando o caráter inovador e pedagógico do projeto da empresa.

“Inaugurar a Trilha do Conhecimento foi um orgulho para todos nós da Hochschild Mining, pois ela é resultado de anos de um trabalho sério para colocar à disposição da população experiências e informações valiosas sobre a nossa história, cultura e a importância de preservamos nossas riquezas naturais. Receber esse prêmio é uma honra e um reconhecimento por todo esse trabalho”, afirma o Country Manager da Hochschild no Brasil, Edson Del Moro.

Com 13 estações temáticas, a Trilha do Conhecimento é um convite ao aprendizado e ao resgate da história e da cultura local.

Além disso, funciona como um alerta aos visitantes para a importância e a urgência da preservação de recursos naturais, como a água e a valorização das riquezas regionais, como as plantas e frutas do Cerrado.

Fora isso, a Trilha aborda a necessidade de redução e neutralização das emissões de carbono, entre outros temas essenciais para o futuro do planeta e para a vida desta e das próximas gerações.

Perto de completar um ano da abertura ao público, a Trilha do Conhecimento também ganhou um vídeo comemorativo com participação dos profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto e representantes da comunidade local, para reforçar as ações de conscientização ambiental e de valorização do patrimônio.

No vídeo, os moradores mais antigos se emocionam com a réplica do distrito de Amaro Leite, o primeiro povoado da região, que deu origem à Mara Rosa.

“Aqui, volta tudo. Mexe com a nossa alma. Uma emoção muito grande”, diz Oton Aguiar, produtor rural que participou da gravação na visita ao projeto.

Aos mais novos, é uma oportunidade de acompanhar a história além dos livros e das salas de aula. Yuri, 11 anos, celebra o fato de poder aprender “várias outras coisas que não ensinam na escola”.

O vídeo completo sobre a Trilha do Conhecimento está disponível no YouTube e você pode assistir logo abaixo, a saber:

https://www.youtube.com/watch?v=LvNrBNFkbxE

 

SOBRE A HOCHSCHILD MINING – A Hochschild Mining é uma empresa peruana de mineração de ouro e prata, listada na Bolsa de Valores de Londres, com operações na América do Sul e mais de 100 anos de tradição.

No Brasil, tem como ativo o projeto Mara Rosa, iniciado após a aquisição da empresa Amarillo Mineração do Brasil, um open pit (mineração a céu aberto) localizado no município de Mara Rosa, região Norte do Estado de Goiás.

Com foco em pesquisa e desenvolvimento de projetos, a empresa conta com 66 mil hectares em requerimento de lavra, sendo, desse total, 2,4 mil hectares já com portaria de lavra.

Em 2021, recebeu a primeira Licença de Instalação e atualmente encontra-se na etapa de construção, com previsão de produção para o primeiro semestre de 2024, estimada em 102 mil onças de ouro/ano nos 4 primeiros anos da operação. [Informações da Assessoria de Imprensa da Hochschild Mining em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo