Niquelândia

Apoiado pela CBA, Programa Parceria pela Valorização da Educação inicia novo ciclo em Niquelândia

Iniciativa contará, nesse ano, com a assessoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos: pandemia de Covid-19 trouxe novos desafios para a aprendizagem dos estudantes locais

A 13ª edição do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) irá apoiar, em 2022, ações da Secretaria Municipal de Educação para aprimorar o desenvolvimento do processo de ensino em Niquelândia, com plano estratégico para os próximos dois anos.

Em parceria com o Instituto Votorantim, o PVE é uma iniciativa da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) que busca contribuir com a melhoria da educação pública.

O público-alvo são secretários de Educação e gestores de escolas.

As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano, por meio das frentes: Gestão Educacional e Gestão Escolar.

O programa também engaja a comunidade em ações promovidas por meio da frente de Mobilização Social.

O secretário municipal de Educação, Wesley Campos, destaca que a realização do programa em Niquelândia tem sido fundamental para apoiar o desenvolvimento de competências em gestão e mobilização social para atender 18 unidades educacionais e três Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).

“O PVE contribuiu, principalmente em 2020 e 2021, ofertando formação para as equipes técnicas da SME e gestores escolares sobre busca ativa. Ao implementar as ações, as equipes conseguiram reduzir a porcentagem de estudantes fora da escola”, comemorou Wesley.

No ano passado, segundo o secretário, houve apenas 0,5% de evasão escolar entre 2.493 estudantes que frequentam o Ensino Fundamental na cidade.

NOVO DESAFIO – Para este ano, um dos principais desafios é relacionado à defasagem de aprendizagem.

De acordo com o secretário de Educação de Niquelândia, está em construção um plano estratégico que propõe ações para trabalho pedagógico com intenção de realizar uma intervenção para a recomposição e recuperação das aprendizagens.

“De um lado, conseguimos evitar o aumento da reprovação e da evasão escolar em 2021. Porém, de outro lado, o desempenho dos estudantes na aprendizagem de conteúdos básicos foi comprometido devido ao distanciamento social. Nesse sentido, contaremos com o PVE em 2022 por meio de ações conjuntas nas escolas para solucionar essa questão”, detalhou Wesley Campos.

Ainda de acordo com ele – dentre as tarefas almejadas por meio do PVE – existe proposta de instituir processo de avaliação para compreender o que os estudantes não estão aprendendo.

Dessa forma, as equipes da Educação poderão ter um diagnóstico do que precisa ser reforçado em sala de aula.

“A realização do PVE em Niquelândia é uma demonstração concreta do nosso empenho em fortalecer as comunidades em que estamos inseridos, impulsionando ainda mais o desenvolvimento regional. Por meio dessa iniciativa, apoiamos o município a promover melhorias na educação pública de forma consistente e duradoura, proporcionando avanços que irão impactar positivamente as presentes e futuras gerações”, afirmou o gerente geral de Sustentabilidade da CBA, Leandro Faria.

Fora isso, a cidade do Norte do Estado transformou-se em um município graduado dentro da metodologia do PVE; e a continuidade dos trabalhos terá foco no fortalecimento de aspectos de recomposição da aprendizagem e gestão relacionada a este tema.

O PVE tem compromisso com a melhoria da educação pública, realizando ações conjuntas com o Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Esse ano, o PVE contará com a assessoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, representado pela formadora Rosani Aparecida dos Passos Berchelli. [Com informações da Assessoria de Imprensa da CBA, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo