Niquelândia

Uso de máscaras contra Covid-19 em locais fechados é dispensado pela Prefeitura de Niquelândia

Há duas semanas, exigência para o uso de máscaras em locais abertos havia se tornado facultativa em Niquelândia: nesta sexta-feira/8, com apenas quatro casos ativos e nenhuma pessoa internada com o coronavírus na cidade, Secretaria de Saúde resolveu avançar com as medidas de flexibilização

Decreto assinado pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD) no final da tarde desta sexta-feira/7 tornou facultativo o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 às pessoas que estejam em ambientes fechados em Niquelândia.

O percentual de vacinados com as duas doses dos imunizantes contra a doença (ou dose única) para pessoas com idade acima de 5 anos continua baixo: 62,08%.

A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) era para que os municípios tivessem vacinado 75% de sua população com a imunização completa. Porém, a decisão final é de cada prefeito goiano.

O QUE DIZ O NOVO DECRETO – Com seis páginas, o documento atesta que, na última quarta-feira/5, havia apenas 10 casos ativos em tratamento domiciliar na cidade do Norte do Estado, sem nenhuma pessoa internada.

Porém, a situação de hoje é ainda melhor com apenas quatro pessoas portando o coronavírus no município.

A liberação do uso de máscaras em Niquelândia ocorre exatamente duas semanas após o Poder Executivo ter facultado o uso da proteção em locais abertos, no último dia 25 de março.

Porém, apesar da sensação do “liberou geral” quase dois anos após o início da pandemia, que vitimou 140 niquelandenses – ainda existem certos públicos para os quais a continuidade do uso de máscaras continuará sendo importante como medida preventiva ao coronavírus, especialmente gestantes e pessoas com problemas crônicos de saúde e/ou com imunidade reduzida.

“Essas são situações em que as pessoas devem se conscientizar sobre sua própria condição de saúde, para assim decidirem se devem ou não continuar usando a máscara. Porque nós, de uma forma geral, não teremos como saber se essa ou aquela pessoa é portadora, por exemplo, do vírus HIV. As pessoas que trabalham com atendimento ao público, caso tenham contato com alguém que apresentem sintomas gripais, devem usar as máscaras nessa circunstância”, comentou a secretaria municipal

Nos estabelecimentos comerciais, seguem válidas as medidas de higiene, com o fornecimento de álcool 70% aos clientes; e zelo com o fluxo de pessoas, para evitar aglomerações.

Bares, restaurantes, pizzarias, pastelarias, choperias e similares terão 80% de ocupação, no máximo, de suas mesas e cadeiras.

As luvas descartáveis seguirão com uso obrigatório, em locais onde houver buffet self-service.

Veja também

Botão Voltar ao topo