Goiânia/Niquelândia

Empresária de Niquelândia é homenageada em sessão solene da Assembleia Legislativa, em Goiânia

Aline Cintra, do Laboratório Biolab, recebeu a Comenda Berenice Artiaga através do deputado estadual Thiago Albernaz, do Solidariedade: honraria foi concedida para 78 mulheres que se destacam em suas áreas de atuação profissional em Goiás

A empresária Aline Cintra, proprietária do Laboratório Biolab em Niquelândia, foi homenageada na tarde desta quarta-feira (30) com a Comenda Berenice Artaga em sessão solene realizada na nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia, por iniciativa do deputado estadual Thiago Albernaz (SD).

Pós-graduada em Gestão Hospitalar pelo Hospital Israelita Albert Einstein em Brasília, Aline é casada com o médico-cirurgião Jean Cintra, ex-candidato a prefeito da cidade do Norte do Estado nas eleições municipais de 2012 e de 2020.

Na oportunidade, Aline Cintra agradeceu ao parlamentar pela concessão da medalha que a colocou no seleto rol de 78 mulheres  que fazem a diferença com sua força e atuação em Goiás como prefeitas, vereadoras, primeiras-damas, secretárias municipais, empresárias assim como ela e outros ramos de atuação profissional.

Medalha recebida por Aline Cintra é uma alusão à história política de Berenice Teixeira Artiaga, primeira mulher eleita deputada estadual em Goiás, em 1950 [Foto: Divulgação]
Ao todo, 26 deputados estaduais fizeram as indicações dos nomes que foram homenageadas no plenário do Palácio Maguito Vilela. Cada parlamentar poderia listar até três representantes do sexo feminino, marcando assim o encerramento das comemorações do Mês da Mulher, na Alego.

“Fui indicada para receber essa comenda em reconhecimento à representatividade das mulheres no Estado e, em especial, em Niquelândia pelo trabalho social que tenho prestado nos últimos 15 anos aos moradores da nossa cidade. Sempre me preocupei em ajudar o próximo, pois está no meu coração o desejo de atuar nessa área”, comentou Aline Cintra, em entrevista por telefone ao Portal Excelência Notícias.

A empresária relatou que, por duas oportunidades, teve a oportunidade caminhar politicamente ao lado do deputado Thiago Albernaz, ocasiões em que os laços de amizade e de parceria profissional se estreitaram entre ambos, sempre em benefício de Niquelândia.

“Fiquei muito feliz, claro, com esse gesto de reconhecimento do deputado Thiago Albernaz para com a minha pessoa. Isso [o recebimento da Comenda Berenice Artiaga] nos impulsiona cada vez mais para seguirmos em frente; e pensarmos em mais ações e programas para auxiliar mulheres e crianças, independemente da época do ano e fora dos períodos políticos. Sempre procuro devolver, à sociedade, uma parte daquilo que a população proporciona ao Laboratório Biolab e demais empresas do Grupo Jean Cintra. Receber essa homenagem foi um momento muito marcante na minha vida profissional e pessoal, o que me trouxe muita satisfação”, afirmou a empresária niquelandense.

Aline Cintra recebeu bela e justa homenagem da Assembleia Legislativa de Goiás, no encerramento das comemorações da passagem do Dia Internacional da Mulher neste mês de março [Foto: Divulgação]

SAIBA MAIS – QUEM FOI BERENICE ARTIAGA?

Berenice Teixeira Artiaga foi a primeira mulher eleita deputada estadual em Goiás, em 1950.

Disputou a eleição naquela época devido ao acirramento da política em Goiânia, que resultou no assassinato de seu marido o ex-deputado estadual Getulino Artiaga, vitimado por 18 tiros.

Berenice foi reeleita em 1954 e cumpriu seu mandato até o final de 1958.

A Comenda Berenice Artiaga foi instituída em 1988 pelo então presidente da Casa, Helenês Cândido, mediante projeto de lei proposto à época pela então deputada estadual Dária Alves.

A pioneira morreu aos 96 anos, em 8 de maio de 2012, tendo sido velada no Salão Nobre da Alego.

Este ano, portanto, completa-se 10 anos da morte de Berenice Artiaga o que tornou as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher ainda mais especiais na Assembleia Legislativa, esse ano.

Berenice Artiaga durante sessão na Assembleia Legislativa de Goiás, em 1951: pioneirismo lembrado por várias gerações [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo