Eleições 2020Niquelândia

Vice-presidente da Acin, Fernanda Spíndola anuncia pré-candidatura a vereadora pelo DEM

Empresária do ramo de informática tem 35 anos e irá pleitear mandato em Niquelândia pela primeira vez, com amplo e irrestrito apoio de sua numerosa família: cargo na associação comercial motivou desejo de ser ainda mais útil à comunidade

Comunicativa e com espírito de liderança desde a adolescência, a pré-candidata a vereadora Fernanda Rodrigues Spíndola (DEM) visitou a redação do Portal Excelência Notícias na tarde da sexta-feira (15) acompanhada do advogado Nilson Ribeiro Spíndola, seu primo.

Na oportunidade, Fernanda Spíndola explicou sua inédita decisão em disputar uma campanha política na cidade do Norte do Estado com amplo e irrestrito apoio de sua numerosa família, bastante tradicional no município de 45 mil habitantes.

Aos 35 anos, a jovem empresária do ramo de suprimentos de informática é a atual vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin).

Fernanda chegou ao posto no ano passado, em chapa única com o atual presidente Ronaldo Fernandes da Silva.

Fernanda Spíndola, como se sabe, poderá disputar uma das 13 vagas da Câmara Municipal de Niquelândia caso seu nome seja oficializado na convenção municipal do DEM, que tem Evaldo Rincon como pré-candidato a prefeito

Segundo ela, findada essa parte burocrática, sua eventual candidatura ao cargo de vereadora será pautada pela visão ampla de que é possível a mudança que a população deseja, com pessoas honestas e qualificadas para o exercício do mandato.

VISITA – Fernanda Spíndola esteve no Portal Excelência Notícias para anunciar sua pré-candidatura à Câmara Municipal de Niquelândia [Foto: Euclides Oliveira/Máscara retirada apenas para o registro fotográfico]
SACUDIR O LEGISLATIVO – “Com o objetivo de promover ações de integração para a cidade – focada num trabalho anticorrupção – quero dar uma ‘sacudida’ no nosso Legislativo, propondo projetos de lei e outras iniciativas ao Poder Executivo, que sejam úteis à nossa comunidade em geral. Gosto de me posicionar e baterei na mesa – com educação é claro, se necessário for  – para que o melhor possa ser feito para nossa população”, afirmou Fernanda Spíndola.

Ainda de acordo com a pré-candidata a vereadora pelo DEM em Niquelândia, o real papel de um vereador mostra-se bastante ‘invertido’ na cidade, em relação ao que seria o mais correto, enquanto poder fiscalizador das atividades do Poder Público.

DESVIRTUAMENTO – “Pode ser que isso esteja ocorrendo pela cobrança indevida da comunidade [de favores pessoais, no lugar de causas de interesse comum]; e também pela falta de informação do próprio vereador. Acredito também que há maior necessidade de integração porque, hoje, notamos um afastamento muito grande entre o vereador e a população”, avaliou a pré-candidata a vereadora.

Em dezembro do ano passado, Fernanda Spíndola  foi uma das voluntárias mais atuantes na distribuição de brinquedos às crianças de Niquelândia feita perto do Natal pelo Governo do Estado, através da OVG [Foto: Arquivo/Portal Excelência Notícias]
MULHERES NA POLÍTICA – Na eleição de 2016, a população de Niquelândia elegeu, pela primeira vez, duas mulheres à função de vereadora na cidade para a mesma legislatura: Edna Cardoso e Iris Rincon, com quem Fernanda Spíndola deverá rivalizar a preferência futura da população.

Segundo a pré-candidata a vereadora pelo DEM, a chance de que isso se repita em 2020 – com ela ocupando um posto de destaque no Legislativo – também será favorecida pela exigência do percentual mínimo de representantes do sexo feminino que os partidos terão de obedecer, este ano.

“No contexto geral, a cada dia se torna cada vez mais necessária a presença das mulheres, até mesmo para garantir a harmonia nesses ambientes [de discussões políticas]. As mulheres são, sim, bastante capazes à conquista da sua inserção no meio político”, avaliou Fernanda Spíndola.

Por esse viés, a pré-candidata a vereadora avalia que sua ascensão à vice-presidência da Acin [Fernanda deverá licenciar-se do cargo, em junho] está lhe proporcionado uma importante experiência de sair de seus afazeres diários como empresária para participar de atividades e buscar alguns projetos à cidade [dentre eles o Festival Gastronômico, com apoio do Sebrae] ao longo do ano passado.

“Esse cargo me colocou frente a frente com obstáculos; com argumentos; e com sugestões dos nossos comerciantes e da comunidade em geral. Foi aí, nesse exato momento, que me fez querer ainda mais essa oportunidade de ser participativa na política em Niquelândia”, descreveu Fernanda Spíndola.

PORQUE O DEMOCRATAS? – Ao Excelência Notícias, Fernanda comentou que sua filiação ao DEM – partido do governador Ronaldo Caiado – ocorreu há pouco mais de um ano quando a eventual possibilidade de se tornar pré-candidata a vereadora ainda era um sonho distante, acalentado no seu íntimo.

Politicamente falando, ela reconhece que os quadros do partido em Niquelândia são pessoas qualificadas e compromissadas com o bem da comunidade.

“Participar do DEM é muito bom. Por isso, estou nesse grupo – onde tenho espaço, onde sou ouvida – sempre com o propósito de promover mudanças para melhor em nosso município”, avaliou Fernanda Spindola.

NO BERÇO, O ALICERCE  – Fernanda [a primeira, da esquerda para direita] durante confraternização da Família Spíndola que decidiu por sua pré-candidatura ao Legislativo em Niquelândia, antes das restrições de isolamento social pela pandemia de Covid-19 [Foto: Divulgação]
LIDERANÇA NATA – A pré-candidata do DEM a vereadora em Niquelândia resgatou trechos da sua infância e adolescência, lembrando que gostava de exercer cuidado e carinho com crianças e jovens que não sabiam se defender, característica que levou para a vida a adulta e que pretende levar para a Câmara Municipal de Niquelândia.

“Quando meu pai, minha mãe ou meus irmãos precisam de conselhos, todos sempre vem me procurar. Isso me deixa muito feliz. Nas salas de aula que frequentei também foi assim. Minha vida toda sempre foi ouvir aconselhar, reivindicar direitos e cumprir obrigações. Até mesmo em decisões difíceis, gosto de me colocar disponível para dar o apoio à essa ou aquela pessoa. E hoje, agora que eu me coloco a disposição como pré-candidata a vereadora, carrego comigo esse mesmo pensamento de poder auxiliar as pessoas”, comentou Fernanda.

Após ser indicada pela família Spíndola como pré-candidata ao Legislativo – algo que foi se construindo em encontros de confraternização com seus parentes, antes da pandemia do novo coronavírus – Fernanda disse ter certeza de que irá honrar esse apoio no eventual exercício do mandato parlamentar.

A VISÃO DE NILSON SPÍNDOLA – “Eu, por exemplo – que sou bem mais velho do que ela – percebi na Fernanda que ela teria todos os requisitos para representar a comunidade niquelandense na nossa câmara de vereadores. Existiam, é claro, outros pré-candidatos a vereador em nossa família, também com esse perfil e qualidade. Mas, de uma forma tranquila e louvável, os outros nomes renunciaram desse desejo para apoiar a prima Fernanda como pré-candidata a vereadora agora em 2020”, afirmou o advogado Nilson Spíndola.

NOME LANÇADO – Pré-candidata a vereadora em Niquelândia, Fernanda Spíndola está recebendo amplo respaldo do advogado Nilson Spíndola, que a acompanhou na visita à redação do Portal Excelência Notícias [Foto: Euclides Oliveira] 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo