Minaçu

Minaçu: Mineração Serra Verde oferta sessões de terapia para funcionários e familiares

Disponibilizado de forma online pela plataforma OrienteMe, novo benefício será fixo, assim como convênio médico e plano odontológico: iniciativa reforça a campanha do Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental em Minaçu

Preocupada com a realidade imposta pela pandemia – dado o agravamento dos quadros de transtornos emocionais em todos os países – a Mineração Serra Verde sentiu a necessidade de expandir os cuidados com seus colaboradores, em 2020 e em 2021.

Dessa forma, a mineradora com sede em Minaçu articulou-se também para cuidar da parte emocional das peças-chaves ao bom funcionamento da empresa,  quando passou a disponibilizar sessões semanais de terapia para funcionários e seus familiares.

E o motivo para isso é bem claro: pesquisa do Instituto Ipsos – encomendada pelo Fórum Econômico Mundial – apontou que 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano.

Por meio da plataforma OrienteMe – que possui 311 profissionais cadastrados e disponíveis para auxílio psicológico online –  os funcionários da mineradora e seus dependentes legais têm direito a 4 sessões de terapia por mês [por videoconferência e com duração de 30 minutos cada ou podem optar pela alternativa de fazer 1 hora a cada 15 dias]

De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Mineração Serra Verde, Valdeir Ferreira, a empresa sempre priorizou a saúde e o bem-estar dos colaboradores e de seus familiares, fato esse evidenciado durante a atual pandemia de Covid-19.

No início, segundo ele, a Mineração Serra Verde mostrou-se preocupada em como seria o trabalho em regime de home office, de tal forma que foi necessário pensar sobre adaptações necessárias à nova realidade, como ficariam os relacionamentos interpessoais e como as pessoas lidariam com o novo modelo.

Valdeir destacou que, a partir daí, o tema saúde mental ganhou mais notoriedade, em um cenário que se faz necessárias ações concretas para contribuir com a saúde dos empregados e parentes.

“Foi aí que buscamos um benefício para ajudar nossos colaboradores e suas famílias a superar os desafios de um mundo em constante mudança. Encontramos a OrienteMe, um programa completo de saúde mental corporativa, por meio de terapia online e focado na saúde emocional e qualidade de vida das pessoas. Uma parceria perfeita!”, explicou Valdeir.

A medida é uma iniciativa que reforça a campanha do Janeiro Branco, que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental no período em que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

Na Mineração Serra Verde, o benefício, disponibilizado desde dezembro de 2021, será permanente, como o plano de saúde e sem custo algum para o funcionário.

“Além das 4 sessões, é possível trocar mensagens, de forma ilimitada, com o psicólogo. O pré-cadastro de todos os funcionários e seus familiares já foi feito. Agora, basta acessarem a plataforma para começar e, a cada nova admissão, é enviada a lista de novos colaboradores ativos e seus dependentes”, explicou Michaella Guimarães, psicóloga e Supervisora de Desenvolvimento da Mineração Serra Verde.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas.

“Fiquei maravilhada com o fato de a empresa ter abraçado esse projeto. É um cuidado que nunca tinha visto antes. Os colaboradores ficaram encantados”, finaliza a psicóloga.

 Sobre a Mineração Serra Verde – A Mineração Serra Verde foi fundada em 2008, com o objetivo de desenvolver um projeto de concentrado de terras raras em nível de classe mundial a ser implantado no município de Minaçu.

[Com informações da Assessoria de Imprensa da Mineração Serra Verde, em São Paulo/SP]

Veja também

Botão Voltar ao topo