CavalcanteColinas do Sul

Quatro morrem em confronto após GPT de Niquelândia descobrir 600 pés de maconha na zona rural de Colinas do Sul

"Plantação" do entorpecente estava localizada na Região do Rio Preto, distante 35 quilômetros de Colinas, na divisa com Cavalcante: militares chegaram ao local na manhã de hoje, após denúncia anônima

Quatro traficantes morreram na manhã desta quinta-feira/20 em confronto com o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Militar (PM) de Niquelândia, após a localização de uma plantação com cerca de 600 pés de maconha em área rural na divisa entre os municípios de Colinas do Sul e Cavalcante.

De acordo com o tenente Flávio Taveira Guimarães, comandante da PM de Niquelândia, a corporação sob seu comando recebeu denúncia anônima na quarta-feira/19 dando que o cultivo do entorpecente estava ocorrendo em um dos dois assentamentos existentes na zona rural de Colinas, a 35 quilômetros da área urbana da cidade.

O apontamento inicial relatava a existência de 2 mil pés da erva.

Havia ainda, segundo o oficial da PM, a possibilidade de que a plantação estivesse sendo feita na região do Rio Preto, próxima do local apontado pelo denunciante.

O GPT deu início às buscas nos locais apontados, de difícil acesso para veículos sem tração integral.

SEM CHANCE PARA O CRIME – Militares de Colinas do Sul e de Niquelândia, bem como policiais civis de Cavalcante, diante das armas que estavam em poder dos criminosos e de uma amostra dos pés de maconha encontrados hoje [Foto: Divulgação/PM]
Diante de um rio que estava cheio, os militares decidiram seguir a pé por cerca de 2 quilômetros, na sequência das buscas.

A equipe de policiais, então, entrou numa mata e logo conseguiu perceber que sete indivíduos estavam numa área coberta, rodeada por uma grande quantidade de pés de maconha.

De acordo com o tenente Taveira, uma vez que os criminosos não respeitaram ordens do GPT para que se entregassem, os supostos ‘proprietários’ da plantação começaram a atirar contra os policiais.

“Diante dessa injusta agressão, a guarnição em serviço fez revide, tendo como resultado quatro homens alvejados; e a fuga de outros três para a mata. Conseguimos, assim, fazer a apreensão de cinco armas de fogo que estavam com os autores”, detalhou o comandante da PM de Niquelândia.

ATÉ A ÚLTIMA PONTA – Pés de maconha foram cortados e queimados pelos PMs de Niquelândia e de Colinas do Sul: duro golpe contra o tráfico de drogas no Nordeste Goiano [Foto: Divulgação]
Como não existe sinal de telefonia celular na estrada vicinal onde ocorreu o confronto, os quatro criminosos baleados foram socorridos pela PM ao Hospital Municipal de Colinas do Sul, onde as mortes dos indivíduos foram confirmadas.

Os quatro corpos foram recolhidos ao Instituto Médico Legal (IML) de Campos Belos, dada a constatação da PM de Niquelândia que a troca de tiros se deu efetivamente dentro da área territorial de Cavalcante.

Dois dos quatro indivíduos mortos portavam documentos e foram preliminarmente identificados como sendo Salviano Souza Conceição, de 63 anos; e Alan Pereira Soares, de 21.

Os pés da droga [que seria processada e prensada para chegar aos mercados consumidores em pequenas porções] foram cortados e queimados pelos militares, que retornaram ao local da ocorrência em Colinas [Veja vídeo, abaixo]

O caso foi registrado e será investigado pela Delegacia da Polícia Civil de Cavalcante, que apurará se o GPT de Niquelândia cometeu ou não excessos na ação empreendida na quinta-feira. Três dos quatro mortos não tinham envolvimento anterior com o crime.

VÍDEOMilitares do GPT de Niquelândia durante o trabalho de destruição e queima dos pés de maconha localizados entre Colinas do Sul e Cavalcante [Imagens: Divulgação/Polícia Militar]

Veja também

Botão Voltar ao topo