Niquelândia

Wesley Salvador: O dono da chave do cofre da Secretaria de Finanças

Titular da delicada pasta da gestão do prefeito Fernando Carneiro (PSD), secretário ocupa cargo público de forma inédita em sua carreira, após vivência no exterior e bem-sucedida atuação no setor privado: conheça o perfil de quem tem a missão de equilibrar as contas da Prefeitura de Niquelândia

Simpático no trato com as pessoas, Wesley Elias Salvador – de 35 anos, casado, formado em Administração pela Universidade Pitágoras/Unopar – é rigoroso quando o assunto é trabalho. De perfil técnico, foi convidado duas vezes pelo médico e atual prefeito de Niquelândia, Fernando Carneiro da Silva (PSD), para assumir a Secretaria Municipal de Finanças na segunda quinzena de junho.

Eleito com a confiança de 12.598 niquelandenses no pleito suplementar (com 71,31% dos votos válidos) o atual chefe do Executivo sabia que precisava de um perfil mais técnico para lhe auxiliar na solução dos problemas decorrentes da grave crise econômica da cidade.

E a escolha recaiu sobre Wesley que, além da graduação superior em Administração, concluiu recentemente o Curso de Formação de Peritos Judiciais com 25 horas/aula na modalidade Ensino à Distância (Ead) pela instituição Curso Beta Online.

Wesley Salvador recusou o cargo de secretário de Finanças ao ser convidado na primeira vez por Fernando Carneiro. Aceitou na segunda e assumiu a sob a condição de não sofrer pressões para que possa ser útil ao prefeito e ao município no exercício da delicada função. Já teve de dizer alguns “nãos” categóricos neste curto período em que ocupa, de forma inédita, um cargo público.

Wesley Salvador, atual secretário de Finanças de Niquelândia, morou na Europa por 14 anos entre 2001 e 2014. Recentemente, concluiu o Curso de Formação de Perito Judicial para avançar em sua formação acadêmica de Administrador (Foto: Carlos Faustino/Português)

PERFIL DISCRETO – Mas o que todos perguntam, nós vamos responder agora: Quem é Wesley Salvador? Por que ele foi escolhido pessoalmente – a dedo – pelo prefeito Fernando Carneiro para um cargo tão importante no primeiro escalão? Para tanto, o atual secretário de Finanças de Niquelândia visitou a redação Portal Excelência Notícias na manhã da quinta-feira (16) para nos contar um pouco mais de sua trajetória pessoal e profissional.

VIVÊNCIA NO EXTERIOR – Wesley iniciou seus estudos em Administração no Polo de Lisboa, capital de Portugal, do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Instituição privada com sede em Dourados (MS), a Unigran mantinha uma unidade naquele país europeu onde o atual secretário de Finanças de Niquelândia morou por 10 anos entre 2000 e 2010.

Porém, ao mudar-se de Portugal para a Bélgica em 2011, Wesley não concluiu o último período da graduação iniciada em Lisboa.  Em Bruxelas, capital belga, Wesley Salvador foi administrador-proprietário de uma empresa de prestação de serviços de limpeza até 2014, quando decidiu retornar ao Brasil para concluir sua formação acadêmica.

PORQUE ADMINISTRAÇÃO? – “Posso dizer que amo essa carreira. Fiz o curso integral novamente e me formei em 2017 quase pela segunda vez, pois deixei a primeira faculdade na reta final em Portugal”, relembrou ele.

Uma vez com o diploma da Universidade Pitágoras em mãos, deu entrada na papelada para filiar-se ao Conselho Regional de Administração do Estado de Goiás (CRA-GO). Entidade classista com sede em Goiânia, o CRA-GO submete-se às diretrizes e normas do Conselho Federal de Administração (Sistema CFA/CRAs).

GERENCIAMENTO DE EMPREENDIMENTOS MÉDICOS  – De volta a Niquelândia, Wesley Salvador foi convidado pelo conhecido médico-cirurgião Jean Cintra para administrar seus dois negócios na área da Saúde: a clínica Center Med e o Laboratório de Análises Clínicas Biolab, empreendimentos que ocupam modernas instalações em prédios distintos na esquina da Rua São Paulo com Avenida São José do Tocantins.

Dessa feita, coube a Wesley Salvador a missão de trabalhar/organizar (junto com o médico-fundador e sua esposa, Aline Cintra) a estrutura administrativa da Center Med e do Biolab.  Desse modo, com apoio de Wesley, o médico Jean Cintra ficou mais livre para exercer o que realmente gosta: a Medicina. E Wesley permaneceu no Brasil e em Niquelândia, quando pensava em regressar a Portugal, onde fez muitos amigos e havia se adaptado muito bem.

“Hoje, para a minha alegria, a Center Med pode ser considerada um hospital de referência no Norte Goiano – com dois centros-cirúrgicos e leitos de internação – apto para o atendimento de qualquer tipo de urgência e emergência”, detalhou Wesley Salvador.

EXPERIÊNCIA ADMINISTRATIVA EM EDUCAÇÃO – Por conta desse êxito, Wesley Salvador voltou a ser lembrado por Jean Cintra quando o médico decidiu diversificar seus investimentos em Niquelândia, desta vez na área da Educação: com a abertura de um Polo da Unip (Universidade Paulista), a administração dessa nova estrutura educacional de Ensino à Distância também foi delegada para o atual secretário de Finanças do município.

DELEGADO-REGIONAL DO CRA-GO – A palavra “trabalho”, citada no início desta reportagem, parece realmente perseguir Wesley Salvador. Ao assumir a Secretaria Municipal de Finanças de Niquelândia, optou por desligar-se formalmente da administração dos empreendimentos do casal Aline e Jean Cintra por entender que seria incompatível estar atuando ao mesmo tempo nos setores público e privado.

O vasto currículo de Wesley Salvador, no entanto, chamou a atenção do atual presidente Conselho Regional de Administração do Estado de Goiás (CRA-GO), João Divino de Brito. Buscando fortalecimento entre os membros da categoria de administradores no Norte do Estado, João Divino assinou a Portaria 32/2018 no início de julho, designando Wesley ao cargo de Delegado-Efetivo do CRA-GO em Niquelândia após a análise de uma série de currículos de postulantes à mesma função.

Como delegado do CRA em Niquelândia – função essa poderá ser estendida em breve para os municípios de Uruaçu e de Colinas do Sul – Wesley Salvador fornece auxílio mais efetivo à entidade na região nos serviços de fiscalização; de registros; de supervisão de estagiários/colaboradores; e na promoção de eventos da categoria pela própria entidade; e também junto às instituições de Ensino Superior em Administração.

“Essa indicação me pegou de surpresa, porque eu formalizei ao CRA-GO que designasse um representante em Niquelândia para unir os colegas-administradores, no sentido de mostrar a eles a importância de se registrarem no Conselho de Administração. Poucos tem conhecimento dos benefícios de estarem filiados, até mesmo para poderem exercer a profissão legalmente. Sem o devido registro no CRA, os administradores praticam o exercício ilegal da profissão”, comentou ele.

Em breve, segundo Wesley Salvador, uma unidade-móvel do CRA-GO visitará o município do Norte do Estado para acelerar o credenciamento dos profissionais da área junto à entidade; e também para um trabalho de campo no melhor estilo “tira-dúvidas” para os já formados e também para os estudantes-concluintes em Administração.

GESTOR EXECUTIVO MUNICIPAL – A confiança do médico e atual prefeito Fernando Carneiro (PSD) é tamanha que, além do cargo de secretário de Finanças de Niquelândia, Wesley Elias Salvador também acumula a função de “Gestor Executivo Municipal”, mediante o Decreto nº 147/2018, assinado pelo chefe do Executivo no último dia 19 de junho.

Em linhas gerais, essa atribuição extra para o secretário de Finanças trata-se de uma descentralização das funções originalmente previstas para o Gabinete do Prefeito Municipal. Wesley Salvador assumiu, dentre outras coisas, a responsabilidade pela contratação de bens e serviços; autorização de despesas; e efetivação de pagamentos do Poder Executivo.

Ele irá responder legalmente, também, pela prestação de contas da gestão de Fernando Carneiro perante os órgãos-fiscalizadores – caso do Tribunal de Contas do Municípios (TCM) – no que tange a todos os contratos, atos e documentos firmados pela Prefeitura de Niquelândia.

TRABALHO ÁRDUO – “Assumi essas duas pastas (Finanças e Gestor Executivo) a pedido do doutor Fernando, que depositou sua confiança em mim. São atribuições muito pesadas em que, desde o primeiro dia, estou trabalhando rigorosamente na análise dos números e dos contratos (firmados ainda na gestão do ex-prefeito Valdeto Ferreira) para oferecermos uma solução administrativa-financeira para a Prefeitura de Niquelândia, sem que o governo se estenda com problemas sem solução. Quero, como secretário de Finanças, trabalhar possibilidades financeiras para que todos os servidores públicos municipais possam receber seus salários em dia e, dessa forma, possam voltar a honrar seus compromissos. Do mesmo modo, queremos agir com nossos fornecedores. Não está sendo fácil, mas estamos trabalhando de forma dura e árdua –  até 9 horas da noite, por vários dias – fazendo cálculos e revendo projeções de arrecadação para que possamos ter uma Niquelândia melhor para todos nós”, afirmou o secretário municipal de Finanças.

Wesley Salvador também administrou os empreendimentos médicos e educacionais do cirurgião Jean Cintra, antes de ser convidado para assumir a Secretaria Municipal de Finanças de Niquelândia (Foto: Carlos Faustino/Português)
Palavras-chave

Veja também